Certa vez participei de um seminário de Aikido e nessa ocasião, um Certo Mestre fez uma seguinte pergunta: QUEM PODE ME DIZER O QUE SIGNIFICA (KATA TE TORI)?
Eu me posicionava na fila dos faixas pretas, nessa época eu era Shodan. Alguns tentaram responder e nenhuma das respostas agradou ao Mestre. Assim, pedi permissão para responder a pergunta e já me olhando meio de lado, .ele me permitiu! Assim disse-lhe: KATA, hora forma hora ombro nesse caso é forma! TE, Mão, TORI ou DORI aprisionamento. Sendo assim, KATA TE TORI seria o seguinte: A FORMA APRISIONANDO A MÃO. O Mestre me olhou e nem exitou e respondeu: está errado!
Disse uma justificativa a sua maneira e todos ficaram em silêncio. Nesse momento havia ali um outro Mestre de nome Roberto Maruyama.
No momento quando todos estavam fazendo os exercícios esse Mestre em silêncio e de um jeito bem simples e humilde me pediu para segurar em seu pulso. Assim o fiz! discretamente ele inclinou sua cabeça até a minha direção e bem baixinho no meio do dojô onde estava sendo realizado esse seminário, disse-me:
VOCÊ ESTÁ CORRETO EM SUA COLOCAÇÃO! KATA NESSE CASO É A FORMA, TE É A MÃO E TORI OU DORI COMO VC EXPLICOU É APRISIONAMENTO.
PARABÉNS. Saiu em silêncio do mesmo jeito que se aproximou de mim em direção aos outros participantes. Moral da história. Nem todos possui a qualidade de um MESTRE. MESTRE É AQUELE QUE RECONHECE UM MAIS SIMPLES ESTUDANTE. INDEPENDENTE DO GRAU QUE POSSUI. ISSO ACONTECEU COMIGO E FICO GRATO AO MESTRE ROBERTO MARUYAMA. PELA SUA HUMILDADE E RECONHECIMENTO. Sensei Roberto Guimarães.
Roberto Maruyama.
0 comentarios:
Publicar un comentario
Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.