viernes, 28 de marzo de 2014

Saudações...



Venho informar a meus alunos que ficarei por mais um tempo em Portugal por conta do meu trabalho. 

Espero que todos permaneçam firmes e fortes durante essa minha breve ausência que se faz necessário. As aulas e Exames de graduação está sobre a supervisão do Instrutor Helder Correia. 

Não é necessário frisar sobre o grau de competência do mesmo uma vez que já relatei em comunicado anterior. Espero que todos estejam unidos no mesmo sincronismo, com a mesma energia e sentimento mutuo. Lembrando bem que BUDO não tem haver com exibição do ego, nem competitividade. 

Aikido é uma via de conhecimento clássico, filosófico e místico. Não é importante se aprender as técnicas sem possuir a maestria de um samurai e a fineza de um monge. A dualidade é necessária para se haver equilíbrio. Respeito, amizade, lealdade, compreensão, tolerância, espírito de mansidão e entre outros lemas que permeia a arte do Aikido. ferir alguém com o conhecimento que você aprendeu é ferir a própria vulnerabilidade. 

A espada a qual desembainha para ferir é a mesma que será usada para te eliminar. Não preciso dizer que esse é um provérbio antigo, Quem com ferro feri com o mesmo será ferido. Lembrem-se, todo ser humano que se comporta como alguém muito agressivo para chamar sua atenção. Acredite, no fundo fazem isso para esconder a sua real natureza de um ser muito fraco. Ignore-o e siga enfrente, essas pessoas não se fazem necessárias em nossas vidas. 

São pequenas crianças que ainda estão aprendendo a arte de caminhar. Mantenha sempre uma postura integra e forte, porém amigável e humilde. Quantos os apertos de mãos de muitas pessoas que medem forças ao se apresentarem, relaxem suas mãos e complementa-o com carisma e um leve sorriso no olhar. Esse é o real espírito do BUDO, nunca se abalar com energias desreguladas. 

Com carinho: Sensei Roberto Guimaraes
DOJÔ MAKOTO KOHAI

0 comentarios:

Publicar un comentario

Nota: solo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.